quinta-feira, 19 de junho de 2008

CASAMENTANDO

Depois de ler um “post” no blog de um amigo sobre Casamento, me peguei maquinando sobre o assunto... aí vai:
Casamento... Na concepção da palavra, será que casamos mesmo?
Acompanhei alguns casamentos, até o meu (por acaso eu estava lá) e notei que em muitos deles os casais estão casando com seus próprios sonhos de realidade. Colocam no outro toda a expectativa de uma vida à dois. Cada um cumprirá o seu papel na vida de casado. Uma falha e lá vem a cobrança.
Vejo um ou outro homem ser elogiado pela esposa quando, por exemplo, ele acorda à noite para trocar a fralda do filho, lava a louça ou acompanha a esposa nas voltas a toa pelos shoppings. Ela não percebe, mas o esta elogiando porque dentro de sua cabeça, dentro das regras casamenteiras isto não é papel do homem o que na realidade é, afinal casaram para enfrentar as dificuldades junto com o auxílio mútuo.
Quanto aos homens quais são os elogios que escuto com mais freqüência: Minha mulher é honesta, trabalha pra caramba, não abre a boca, basicamente como se ela fosse um robot. Contudo, as preocupações de ambos sempre estão ligadas a fidelidade. No que, para o homem, trair é transar e para a mulher é pensar em outra...
Se posso construir um termo o casamento não se faz no ato do sim, mas durante toda a vida vamos "casamentando" ou seja, casamos a cada dia, a cada diferença, a cada briga, a cada paz. O ato de casar é a cada vez ocuparmos com o outro aquilo que nos falta ou que não temos a capacidade de ter solitariamente e isto irá acontecer por toda a nossa vida.
Como seres humanos que somos, estamos sujeitos a cometer erros; todos, porém, passíves de correção e perdão. Quem é que não sonha em se casar e ser feliz para sempre? Buscamos, instintivamente, aquela pessoa que nos complete, que nos faça feliz. Mas, se errarmos na escolha, temos todo o direito de nos corrigir e tentar outra vez.Concordo que o amor acaba, ou melhor, se redireciona quando não é correspondido como queremos que ele seja. Mas fica uma pergunta. Será que não estaremos sendo exigentes demais? Será que nos estamos valorizando demais?
Bem lá no fundo só nós sabemos nossas razões.
Casamento.. Será que nós casamos mesmo ou pagamos com a vida a necessidade de uma companhia?

Esta é a noção que tenho do que seja um casamento:
Casamento, ligação perfeita, combinação, encaixe.
Casamento, união de corpos, de alma, de espírito.
Casamento é parceria e cumplicidade em todos os sentidos.

2 comentários:

Adh2BS disse...

Puxa! Até que enfim uma opinião idêntica à minha nessa questão! Inclusive, quando casei, não o fiz sem antes uma profunda reflexão sobre o "compromisso" a ser assumido. Compromisso?! Ou "compra omisso"? Aliás, demorou anos p/ minha esposa entender como é que eu entendia o casamento, a questão da mútua e cega confiança (e nem estou me refereindo a questões de fidelidade só, mas à educação dos filhos, a manutençao da casa e ao projeto de futuro que temos pra nós. NÓS, não "mim", nem "eu"... E que o amor vai mudando, a paixão inicial cedendo espaço para uma amizade cada vez mais fortalecida... A evolução do próprio sentimento de cada um em relação ao outro. Ela saber quem nem sempre abrirei a porta do carro e que quando isso acontecer não é porque deixei de amá-la; ela chegar sempre mais tarde em casa e a gente entender que neste momento é importante que ela dedique mais tempo ao trabalho sem significar que esteja nos relegando a um segundo plano, etc. Nossa! Desculpe a extensão do pensamento! Grande "post". Abração,
Adhemar

Anônimo disse...

Nossa, belo comentário sobre casamento Isa!! Acredita que esse é um assunto que ainda me assusta, sei que engloba muita responsabilidade de ambas as partes. Já tive namoros longos, o último de quatro anos e todos meus namorados queriam casar, mas ainda tenho medo, é uma decisão que deve ser bem pensada, não quero que que seja algo meio "artístico" p/ começar hoje e acabar amanhã!
Beijão querida!!
Natália (viagemcerebral.blog.terra.com.br)