terça-feira, 29 de julho de 2008

SER SOLIDÁRIO

A impressão que eu tenho é que o mundo não sabe mais o que é solidariedade.
Vemos pessoas tão envolvidas nos seus próprios projetos, imbuídas em suas próprias metas, e muitas vezes perdidas nas esquinas do seu egoísmo, massacradas pela sua própria ambição.
Claro que a ambição pode e deve ser saudável, pois ela nos impulsiona para o sucesso...mas aquela que atropela os anseios e a sensibilidade do semelhante, corrompe o ideal de quem a tem.
Quantos "homens de sucesso" amargam na solidão das sua decisões e se desesperam na fragilidade do patamar alcançado, e muitas vezes se sentem ameaçados, como se a pilastra que ocupam estivesse rodeada de leões famintos. Pobres daqueles que padecem do medo de partilhar, dividir, doar.
Mas eu não falo aqui da partilha material, falo sim da doação de amor, falo do afeto, do carinho, do sorriso, falo da alegria de viver e de se alegrar com a felicidade de quem está ao lado.
Vendo na TV a campanha do "Criança Esperança", projeto que considero maravilhoso e da maior importância, me lembrei de um fato ocorrido a alguns anos:
Estávamos num badalado restaurante da zona sul do Rio de Janeiro, quando entra um famoso humorista infantil com sua família, o que causou uma grande excitação na minha filha e sobrinha ( ambas tinham por volta de 10 anos na época) Apesar das observações que fizemos para que elas não incomodassem o ilustre senhor, elas deram um jeitinho de ir ao "toilete" e aproveitaram a escapadela para irem pedir um autógrafo.
Quando demos pelo fato, lá estavam as duas ao pé da mesa do até então, querido ator... meio tímidas e educadamente pediram o tão sonhado autógrafo.
Qual foi a surpresa das duas ao se depararem com um homem rabugento, mal educado e de palavrear grosseiro... que deixou as duas meninas desapontadas, magoadas além de envergonhadas e tristes.
Hoje quando o vemos no Criança Esperança, nos ocorre uma pergunta: Quem é esse hipócrita a falar de solidariedade???
Ser solidário sem egoísmo, sem demagogia, sem vaidade, sem ambição... isso ainda existe?

Um comentário:

Adh2BS disse...

Boa noite, bem vinda de volta! (Putz, que cara folgado...)
Sobre solidariedade; muita gente pensa que com esmola compra vaga no céu. Conheço gente que vive na igreja, devoto e penitente; mas quando sai de lá (às vezes na porta mesmo), sai chutando os outros, maldizendo tudo... Tem gente que pensa que a fama lhe dá direitos acima do bem e do mal (como o de ser grosseiro com duas pequenas fãs, p/ exemplo). Mas ainda acho que a imensa maioria é gente de bem, de bem com a vida, inclusive. Grande bjo, inté!
Adhemar.